A espiritualidade na Psicoterapia

     O conceito de espiritualidade tem tido várias definições e pouco consenso ao longo do tempo, em especial na última década, quando vem sendo debatido e pesquisado na academia. De um modo geral, pode-se dizer que a espiritualidade é a busca pessoal pela compreensão e significado das questões da vida; é a relação que cada ser estabelece com o "sagrado" e o transcendente; que pode ou não envolver as propostas de uma determinada religião.

     Assim, a espiritualidade é essa busca individual que nos faz caminhar produzindo significados e uma vida carregada de sentido. Ela se configura como uma das dimensões humanas, assim como a dimensão social, emocional ou a física.

     A dimensão espiritual está presente na nossa vida cotidiana, seja durante momentos de crise por ocasião de uma perda, uma doença ou mudança de cidade; seja em tempos de transição, quando entramos em uma outra fase de nossa existência.

     Podemos vivenciar a espiritualidade em uma música, em uma obra de arte, ao vislumbrarmos um por do sol ou numa oração sincera. Ela pode se revelar através da maneira como pensamos, sentimos, nos relacionamos e agimos. Ou ainda quando sentimos que há um vazio...

     A Psicologia Transpessoal é a corrente psicológica que inclui a dimensão espiritual em sua visão de homem e, por consequência, a psicoterapia transpessoal trabalha com a escuta dessa dimensão em todos os que a procuram, sejam crianças, adolescentes ou adultos.

     O prefixo Trans quer dizer ao mesmo tempo aquilo que transita pelos caminhos do Ego, mas vai além dele, rumo a uma dimensão mais ampliada, onde o Ser ético, sábio e verdadeiro pode tornar-se nosso guia mais íntimo, levando-nos ao caminho da superação e da transformação que tanto almejamos.

     Através de práticas que estimulam o indivíduo a escutar sua voz interior e fortalecê-la, a Transpessoal trabalha com seus recursos saudáveis, com a transformação e integração de seus aspectos sombrios e com a consciência de seus valores essenciais, aqueles que lhes são caros ao espírito.

     Além da escuta do corpo e da fala, há a escuta do coração e, como diz o poeta Jimenez, a escuta "daquele que é maior do que eu, aquele que caminha ao meu lado"...

     O processo de escutar o espírito que se comunica por meio de tantas vozes, de uma forma sutil e na pausa silenciosa que nos presenteamos, é um exercício prazeroso e revelador. Pode ser feito com auxílio de técnicas como visualizações, imaginação ativa, arte, trabalho com sonhos e meditação.

     Essa é a proposta de nosso trabalho, que procura estabelecer pontes entre o homem e seu lado mais saudável, sábio, transpessoal.

Viamão - RS

Rua Marechal Deodoro, 137/405
Centro - Viamão - RS
CEP 94410-020 
Fone: (51) 9365-1635
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

São Paulo - SP

Rua Pará, 76/34
Higienópolis - São Paulo - SP 
CEP 1243-020 
Fone: (11) 32593025 | (11) 98887-3990
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Parceiro ALUBRAT

Parceiro ALUBRATO Espaço Guia é uma instituição parceira da Associação Luso-Brasileira de Transpessoal.